Como escrever um plano de negócios

Descreva a estratégia de marketing e como pretende impulsionar a economia e as vendas. Inclua estratégia de penetração de mercado, estratégia de crescimento, estratégia de distribuição e estratégia de comunicação. Estratégias de vendas também devem ser incluídas para fornecer informações sobre a equipe de vendas e atividades.

Linha de Produtos ou Serviços. Descreva aos leitores o que você está vendendo e como o produto ou serviço beneficiará clientes atuais e potenciais. Forneça evidências de que sua empresa oferece um produto ou serviço que serve como solução para um problema identificado por seu mercado-alvo. Informações sobre serviços ou custos de produtos, fornecedores e quaisquer novos serviços que possam ser adicionados devem ser incluídos nesta parte.

Solicitação de financiamento. Inclua os requisitos de financiamento atuais e futuros, como esse financiamento será usado e as estratégias de longo alcance que afetam a solicitação de financiamento. Quaisquer fatores que afetam diretamente sua capacidade de pagar seu empréstimo devem ser incluídos, como aquisições, venda do negócio no futuro ou uma compra.

Finanças. Tanto os dados financeiros passados ​​como os dados financeiros prospectivos serão exigidos pelos potenciais credores. Inclua as seguintes demonstrações financeiras nos últimos três a cinco anos; demonstrações de fluxo de caixa, balanços e demonstrações de resultados. As mesmas declarações devem ser preparadas com dados previstos para os próximos cinco anos.

Apêndice. Uma seção separada que não deve ser incluída no corpo principal do plano de negócios é o Apêndice. Informações proprietárias e confidenciais podem fazer parte do apêndice e, como tal, não devem ser facilmente acessadas por todos os indivíduos que solicitam seu plano de negócios. Os credores podem precisar acessar essas informações, portanto, devem estar disponíveis conforme a necessidade. Os documentos que podem ser incluídos no apêndice incluem detalhes do estudo de mercado, cartas de referência, histórico de crédito pessoal e comercial, patentes, permissões, contratos e informações de contato para consultores.

Como você pode ver, escrever um plano de negócios requer um compromisso de tempo e recursos para garantir que todas as informações relevantes estejam presentes. Um documento crucial para garantir o financiamento de credores e investidores, o plano de negócios deve ser bem organizado com foco em pontos fortes específicos que diferenciam o seu negócio da concorrência.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *